segunda-feira, 30 de março de 2009

Turismo sustentável: um exemplo é Bonito

Muitos já se depararam com a beleza impressionante de Bonito, por meio de fotos. Mas quem já teve oportunidade de conhecer mais de perto, sabe que, além do espetáculo visual que cada passeio proporciona, pode-se perceber a preocupação constante da população e dos guias com a preservação do local. Todos os passeios são pagos, necessitam acompanhamento de guia, e devem ser reservados com antecedência, pois há um limite diário de visitantes.Também chama a atenção a estrutura montada para receber turistas de todas as partes do mundo. Sempre atentando para o cuidado para não agredir a natureza, todas as construções necessárias são adaptadas ao ambiente. Turismo sustentável é assim. Ambiente-se!

sábado, 28 de março de 2009

Circo Legal Não Tem Animal

Está mais que comprovado o sofrimento infligido aos animais que são obrigados a passar por treinamentos cruéis a fim de realizar performances nos espetáculos circenses. Em 02/11/2008, o Fantástico veiculou uma matéria sobre o assunto, e na enquete foram computados mais de 235 mil votos, em que 82% foram contra o uso de animais em circos. Em algumas capitais brasileiras, como Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, e São Paulo, além de outras cidades no interior do Brasil, já é proibido o uso de animais em circo. Por isso, é importante aderir ao abaixo-assinado pela aprovação do Projeto de Lei 7291/2006 com substitutivo, para que essa proibição alcance todo o território nacional. Não prestigie espetáculos circenses com animais. Ambiente-se!



Declaração Universal de Bem-Estar Animal (DUBEA)

É muito grave o problema de tráfico e maus tratos aos animais. Ao melhorar o bem-estar dos animais, milhares de pessoas que direta ou indiretamente dependem deles também serão beneficiadas. É importante obter o reconhecimento e a proteção dos animais em todo mundo, junto ao Governo. Você pode ajudar, apoiando a campanha "Para mim os animais importam!", que está arrecadando 10 milhões de assinaturas para que as entidades governamentais reconheçam o empenho da população mundial em conseguir uma Declaração Universal do Bem-estar dos Animais nas Nações Unidas. Faça a sua adesão, aqui. Ambiente-se!

Caixas coloridas de papel marchê

Já que o assunto é artesanato em papel reciclado, o blog"Maize in Montana", dá dicas de como fazer lindas caixinhas em papel marchê. Abaixo, segue uma receita simples pra fazer o papel marchê:
Material: jornais, cola fria e um recipiente.
1° passo: Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os dentro do recipiente;
2° passo: Despeje água sobre os pedaços de papel e deixe amolecendo por um período de 12 a 24 horas. Se quiser, acrescente um pouco de água sanitária para eliminar o mau-cheiro;
3° passo: Exprema a massa que se formou, para tirar o excesso de água e bata no liquidificador;
4° passo: Recoloque as bolas formadas no recipiente; adicione a cola e forme uma massa, de preferência, compacta. Trabalhe-a bem com as mãos e ela estará pronto pra ser usada.
Dica: Quando terminar a peça, pode passar um verniz para dar brilho e para impermeabilizá-la.

É uma ótima opção pra se trabalhar com crianças, que vão se divertir fazendo ou simplesmente colorindo, podendo ainda armazenar diversas coisas. Todo mundo sai ganhando. Aproveite a dica e.. Ambiente-se!

Faça mil e uma coisas com papéis reciclados


Pra quem curte artesanato em papel e se preocupa com a natureza, uma dica é trabalhar com pápéis reciclados.
A partir do papel artesanal você pode confeccionar papéis de carta, marcadores de livros, porta-retratos, porta-lápis, capas de caderno, livros, cartões de visitas, envelopes, convites, caixas de presentes, entre muitas outras possibilidades.
Muitas livrarias e papelarias no Brasil já comercializam o produto, mas você pode fazer o seu próprio papel reciclado, e também há vários sites que ensinam. Esse aqui é um deles... vale a pena a visita.
Aprenda, faça e... Ambiente-se!

Puff de garrafas pet

Se você procura maneiras diferentes de utilizar garrafas pet, eis aqui mais uma: esse puff ecologicamente correto tem 50 cm e é feito com 32 garrafas pet, mas você pode montar o seu, do tamanho que quiser, e usá-lo em sua casa, no quarto, escritório ou onde sua criatividade assim desejar. Clique neste link e assista o vídeo com as instruções passo-a-passo. Fique ligado e ambiente-se!

Materiais reciclados compõem casa itinerante

O projeto Reciclasa mobiliza artesãos e arquitetos de todo o Brasil, e esbanja criatividade com a utilização de inúmeros materiais recicláveis e objetos readaptados a outras funções para compor uma casa itinerante, que já passou por Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza, Goiânia, Natal e Juiz de Fora. Todos os ambientes da casa (quarto, cozinha, escritório e sala de visitas) são criados minuciosamente com materiais construídos a partir de produtos reciclados, como: cadeira, porta-retrato e abajour feitos com jornal; armários e estantes em PVA; sofá feito com estrutura de garrafas pet, revestida com forro de tecido que seria descartado; quadros montados a partir de latas de refrigerante; paredes revestidas de palha de coco, e assim por diante. Cada objeto pode ser reutilizado em diferentes contextos. Para maiores detalhes, clique aqui.





Grã-Bretanha adota projeto para construção de casas ecologicamente corretas

Em Londres, condomínios fechados já produzem energia e aproveitam água da chuva. O Governo investe em projetos para que novas casas não agridam o meio ambiente. Algumas medidas adotadas: vidros das janelas são substituídos por placas que captam energia solar; o fogão também funciona com energia fornecida pelo sol; o recheio das paredes, feito de estopa e papel picado, garante o calor no inverno; no verão, gigantescos tubos que parecem chaminés, captam e distribuem ar fresco pela casa; a água da chuva é captada e vai direto para um tanque no porão da casa. Os materiais de construção também são dignos de destaque: tijolos crus (não precisam de fornos), madeira produzida em florestas plantadas exclusivamente para fins industriais e material reaproveitado, geralmente de demolição. Leia mais...

Hora do Planeta

Sábado, 28 de março (hoje), às 20h30 acontece a Hora do Planeta, que consiste num ato simbólico, por meio do qual a população dos quatro cantos do mundo, bem como governos e empresas são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. Inscreva-se e participe! O simples gesto de apagar as luzes por sessenta minutos, tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas. Assista o vídeo da campanha. E para maiores informações, clique aqui.