quarta-feira, 22 de abril de 2009

22 de abril: o Dia da Terra

Os cuidados para com o Planeta certamente devem ser diários, mas é válido instituir um dia para comemorar o Dia da Terra, se isto servir para gerar debates, fomentar discussões, inspirar projetos etc. Aproveite o dia para planejar ações que possam contribuir para a preservação da Terra, e compartilhe suas idéias com sua família, seus amigos, colegas de trabalho e vizinhos. Vale também uma boa leitura sobre o assunto. Outra dica são os documentários que o National Geographic preparou para essa semana. Assista e ambiente-se!

domingo, 12 de abril de 2009

Parque Nacional Namadgi

Da Ásia para a Oceania, outra reserva ecológica que chama a atenção é o Namadgi National Park, localizado em Camberre, capital da Austrália. Animais exóticos, como o canguru, são facilmente encontrados neste parque que detém cerca de 105 900 hectares, cobrindo 40% do território daquele país. Vale a pena acompanhar o surpreendente renascimento deste parque que sofreu um incêndio devastador, no início de 2003.

Reserva Natural de Wolong

Da África para a Ásia, vale um destaque para a Reserva Natural de Wolong, na China, bastante conhecida por ser um dos principais habitats dos Pandas gigantes. Além dos pandas, a Reserva abriga mais de 100 espécies selvagens, possuindo um décimo de todas existentes em todo o mundo. Fique por dentro, e ambiente-se!




Parque Transfronteiriço de Limpopo é o maior da África

O Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo, projetado em 2002, une três países do continente africano, atravessando o território de África do Sul, Moçambique e Zimbabué. Conta com uma extensão de 4,4 milhões de hectares, e tornou-se uma das maiores reservas de fauna bravia do mundo. Leia mais e ambiente-se!

sábado, 11 de abril de 2009

Reserva Natural NamibRand

A primeira sugestão para uma visita posterior é NamibRand Nature Reserve, uma reserva natural localizada no sul da Namíbia, na África, que ajuda a proteger nada menos que as últimas espécies da fanua viventes no sudoeste do Namib Desert. A Reserva tem 172.200 ha, e sua localização estratégica, além de proteger a biodiversidade, facilita a vida selvagem nas rotas migratórias sazonais.

Santuários ecológicos

Os Parques Nacionais e as Reservas Ecológicas têm sido o último refúgio de diversas espécies de animais. Devido à grandeza da utilidade dessas áreas protegidas, decisivas para a conservação da fauna e da flora de diversos cantos do mundo, vamos mostrar aqui alguns desses santuários, que certamente vale a pena conhecer. Ambiente-se!



sexta-feira, 10 de abril de 2009

Horta Comunitária


Uma boa maneira de obter alimentos orgânicos e com baixo custo, nos centros urbanos, é investir em hortas comunitárias. Além de melhorar a qualidade da alimentação, a atividade pode ocupar cidadãos desempregados, além de envolver a participação de vizinhos de toda a comunidade, como doação de sementes para novo plantio e água para os produtores regarem o terreno cultivado. No site do IDESE mostra um exemplo de horta comunitária de um povoado do interiore de Minas Gerais. Visite e ambiente-se!

domingo, 5 de abril de 2009

Telhados verdes

Neste outro blog são mostradas alguns exemplos de telhados verdes, e algumas de suas vantagens: reduz o volume de água que corre para os esgotos (combatendo as enchentes), auxilia na limpeza do ar, combate o fenômeno das ilhas de calor e permite os isolamentos térmico, acústico e, de quebra, contribui para o aumento da área verde.





Parede de garrafa... Já ouviu falar?!


A dona deste blog utilizou essa técnica para permitir a entrada de luz natural em sua casa. Substituiu tijolos de vidro por garrafas de vinho e azeite, que armazenou por alguns meses. Resultado: economia de energia elétrica, parede original e alegre, além de barata.
Uma idéia criativa, assim, tem que ser divulgada. Se você tem algo a compatilhar, entre em contato conosco e ambiente-se!

sábado, 4 de abril de 2009

Conscientização ambiental

Pensando na consciência ambiental e na urgente necessidade de conservação da natureza, a WWF-Brasil divulga em seu site dicas simples, mas preciosas, a serem praticadas não apenas pela sociedade, mas por cada um de nós, em nosso dia-a-dia. É para ler, exercitar e repassar para os amigos e familiares. Com esse gesto de amor à vida, você estará contribuindo para salvar o Planeta. Acesse o site e ambiente-se!

Proteção de animais: Arara Azul

A arara azul ainda figura na lista de espécies ameaçadas de extinção, sendo as principais causas a caça, o comércio clandestino, no qual as aves são capturadas enquanto filhotes, ainda no ninho e a degradação em seu habitat natural através da destruição atrópica. No Pantanal Sul-matogrossense é desenvolvido o Projeto Arara Azul, que realiza o manejo e promove a conservação dessa ave em seu ambiente natura, assim como dos tucanos, araras vermelhas, gaviões, corujas, pato-do-mato e outras espécies que co-habitam com a arara azul no Pantanal. Para saber mais, clique aqui e ambiente-se!


Alerta vermelho, ou melhor, alerta verde!!

O relatório bienal Planeta Vivo da Rede WWF analisa o estado da natureza no mundo. Os resultados indicam que até 2050, se as atuais projeções se concretizarem, a humanidade consumirá perigosamente duas vezes mais recursos que o planeta pode gerar por ano.
Preocupar-se com o meio ambiente não deve ser parte apenas de discursos demagógicos de quem quer "fazer bonito". Se quisermor deixar para nossos filhos e netos um planeta com qualidade de vida, temos que agir agora. Ambiente-se!


Hora do Planeta superou todas as expectativas

Hora do Planeta, primeiro voto global sobre o futuro da Terra, superou todas as expectativas. Mais de 3.900 cidades de 88 países aderiram ao movimento promovido pela Rede WWF, desligando as luzes de prédios simbólicos. Do Rio de Janeiro a Xangai, de Sidney a Estocolmo, milhares de pessoas participaram da Hora do Planeta apagando as luzes de suas casas no sábado, 28 de março, por uma hora, para votar pelo planeta e contra o aquecimento global. No Brasil, 107 cidades aderiram à Hora do Planeta, dentre elas 13 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus, Rio Branco, Belém, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande e Fortaleza. Mais de 1.600 empresas e organizações e 52.500 pessoas se cadastraram para fazerem parte do voto brasileiro.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Projetos de Reflorestamento em SP ganham novo modelo

Em seu extenso território, o Brasil apresenta diversas áreas que sofrem com a degeneração de
matas nativas, e isto ocorre por diversos motivos, como exploração industrial da madeira, mineração e queimadas para criação de pastos.Um caminho para solucionar o problema é investir no reflorestamento, mas para que o replantio logre êxito, trazendo de volta a biodiversidade do local, é preciso fazer um estudo detalhado para o manejo adequado das culturas e do solo. Em São Paulo, um estudo junto a 61 áreas em recuperação observadas em um período de seis meses, resultou em um novo modelo de reflorestamento para ser aplicado na recuperação de áreas degradadas de todo o Estado, tendo e vista que as novas florestas estavam entrando em declício em curto espaço de tempo. Leia mais...


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Telhado ecológico de qualidade e baixo custo

Uma empresa do Amazonas lança projeto para aumentar a qualidade da telha ecológica produzida a partir da reutilização de garrafas PET e reduzir em até 60% os custo de construção de um telhado. Com o apoio do Programa Pappe Subvenção, o projeto visa produzir a telha leve ou telha ecológica, promovendo o processo inverso ao necessário para se obter a telha de barro produzida com argila, utilizando PETs que levariam anos para se decompor na natureza e que causariam degradação no meio ambiente. Leia mais...